Quando é a hora de trocar o berço pela cama?


O bebê está crescendo e o berço parece não atender mais às necessidades de seu filho, então qual o melhor momento para fazer essa transição e habituá-lo a dormir em sua nova cama? Não há regra sobre o momento ideal para trocar o berço pela cama (seja uma cama de solteiro ou uma caminha especial para crianças, a chamada cama júnior). A maioria das crianças faz essa transição entre 1 ano e meio e 3 anos.

A verdade é que não existe uma idade determinada para esta substituição, por isso é necessário observar as necessidades individuais de cada criança, no entanto, essa mudança para a nova cama não deve ser feita de forma brusca. A saída do berço, normalmente, acontece quando a criança está adquirindo autonomia: Está tirando a fralda, come sozinha e já consegue escalar o berço.

Um dos primeiros sinais de que está na hora de fazer a transição para a cama é quando os pequenos começam a "fugir" do berço, por questão de segurança. Além de o berço começar a ficar perigoso para a criança, há também outros indícios que os adultos devem observar. A criança começa a levar a almofada para o chão do quarto, quer dormir no chão, ou manifesta vontade de dormir em outra cama.

Na hora de escolher a cama, pense na facilidade que a criança tem ao subir. Procure por camas mais baixas, de preferência que possuam uma grade de proteção que possa ser removida quando necessário. Leve a criança junto para que ela mesma mostre a cama que mais lhe agradou, existem caminhas infantis muito criativas em forma de flor, ou com design de bichinhos ou carrinhos.

Independentemente da maneira como será feita a transição do berço para a cama, há um fator que pode causar muita frustração e desconforto na criança: se essa mudança significa a chegada de um novo bebê. Quando a criança percebe que está saindo do berço para que outro bebê o ocupe, isso pode ser muito traumático. O recomendado é que os pais deixem os dois filhos no berço e depois façam a mudança ou mudem para a cama alguns meses antes da chegada do irmão ou da irmã.

O melhor é perceber os sinais que a criança emite e respeitar o momento dela.

#quantoinfantil #família #decoração #ateliêalessandraamaral #berço

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.