Dicas de decoração - Bandeirinhas

Se você também é daquelas pessoas que não podem ver uma guirlanda, um penduricalho ou bandeirinha, com certeza vai adorar esse post. Afinal, as possibilidades de customização e usos são inúmeras! Dá para fazer de qualquer cor, de diferentes tamanhos (usando um mesmo molde) e decorar quartos, festas, stands, escritórios, lojas, cozinhas, salas, o que você quiser!
foto1.jpg

É bem tranquilo de fazer e nem precisa de máquina de costura. Quer ver como? Procuramos pela rede e encontramos essa dica super bacana! Você vai precisar de: - Tecidos 100% algodão nas cores desejadas - Tesoura ou cortador de pano (esse que parece um cortador de pizza cor de rosa) - Régua - Lápis - Cola para tecido - Viés largo (usei 3,5m para 15 bandeirinhas) - Molde para as bandeirinhas (baixe aqui http://blog.chickabug.com/2010/11/free-fabric-bunting-pattern.html) - Ferro de passar Opcional: folha para transfer (encontrada em papelarias), impressora a jato de tinta, tapete de corte Para começar, passe o tecido para não ter problemas com o corte. Use o molde para desenhar as bandeirinhas, lembrando que para fazer uma bandeirinha, você precisa de dois pedaços iguais. Para fazer uma guirlanda com 10 bandeirinhas, você precisará de 20 recortes. Depois de desenhar é só cortar, usando a tesoura ou cortador apoiado na régua.

foto2.jpg

Depois de cortados os tecidos, use cola específica para tecido passando bem rente às extremidades da bandeirinha, exceto na base do triângulo. Aí é só vir com a outra meta e colar por cima. Caso o tecido seja estampado, você vai colar estampa com estampa. Veja o por que no próximo passo.

foto3.jpg

Depois que a cola secar (uns 30 minutos), você vai virar a bandeirinha do avesso para que o acabamento pareça uma costura. Empurre a ponta com um lápis e para ficar mais perfeitinho, passe com o ferro quente, marcando bem a dobrinha.

foto4.jpg

Quase pronto! É hora de pegar o viés e para marcar bem, dobre ao meio e faça um vinco usando a pressão dos dedos e da unha por todo o comprimento. Passe a cola por dentro do viés e posicione as bandeirinhas, uma a uma. Para ajudar, nesse passo você pode usar pregadores para ajudar na hora de fixar a cola e o tecido.

foto5.jpg

Dependendo de como você quer sua bandeirinha, quando termina a colagem, ela já está pronta. Mas se desejar ela ainda mais personalizada, vale o uso do transfer. A folha de transfer pode ser encontrada em papelarias.

foto6.jpg

Para usar o transfer, você monta um arquivo no Photoshop ou até mesmo no Word e imprime espelhado em uma impressora à jato de tinta ou em uma gráfica rápida, pois o transfer funciona como um carimbo quando aquecido.

foto7.jpg

foto1.jpg

Após impressa sua arte, você recorta bonitinho, deixando o mínimo de bordas possível, posiciona na bandeirinha e passa com o ferro bem quente. É importante seguir as instruções do fabricante do transfer e normalmente, o papelzinho só pode ser retirado quando esfria completamente.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.